quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Desativando o "DEP" no Windows XP


O Windows tem muitas particularidades, como as grandes falhas de segurança e ainda mecanismos que deveriam proteger o computador contra ataques mas que, infelizmente ,causam problemas para o usuário quando este tenta acessar determinadas pastas ou alterar algumas configurações. Um caso típico é quando você tenta acessar uma pasta e o sistema operacional dá um alerta dizendo que o conteúdo da mesma pode colocar o computador em risco e ainda por cima reicinia o Explorer.exe, fechando automaticamente todas as pastas que você tinha aberto e ainda levando certo tempo para se recuperar. Isso quando não temos que iniciar o Explorer.exe manualmente, o que é complicado para quem não conhece as manhas do Windows.

Vamos começar com o exemplo de meu computador, dentro da unidade C:\ existe uma pasta chamada "Downloads".




Toda vez que eu tentava acessar a pasta "Video" acontecia o mesmo problema, aparecia a janelinha de "Alerta de Prevenção de Execução de Dados", que eu podia arrastar para algum canto onde não iria atrapalhar ou fechar, mas de fechasse, aparecia a seguinte janela:


Quando essa janelinha nojenta aparecia já podia me preparar para esperar o Explorer.exe reiniciar, o que leva alguns segundos. Ao fechar a janela de aviso acontecia o seguinte: a tela principal, ou desktop se preferir, ficava alguns instantes vazia, ou seja, sem ícones, relógio... só com o papel de parede.

O problema consiste na "prevenção de execução de dados (DEP)", que devia proteger seu micro de alguma forma (misteriosa, como sempre), que ao encontrar algo que considera estranho entra em execução e faz um monte de coisa só para atrapalhar a vida do usuário. Então seria interessante desativar essa "funcionalidade", correto? Claro que a Microsoft na sua plena sabedoria não aconselha fazer isso, e nem facilita na hora de fazê-lo.

Uma solução é alterar o arquivo boot.ini, mas alerto, não faça nada além do que está escrito aqui, ao menos que você seja um expert em informática ou quer ter uma dor de cabeça tremenda. Mas não se apavore, o arquivo citado é só um .txt que é necessário para que o computador inicialize, pois ele indica o caminho do(s) sistema(s) operacional(is) instalado(s), e outras coisinhas básicas.

Mas se ele é um arquivo tão importante não vai ser tão fácil de encontrá-lo, apesar de estar num local de fácil acesso. O problema é que ele está oculto! Para tratar disso, faça o seguinte:


Clicando nesse item vai aparecer uma janelinha com muitas opções, mas as que você terá que alterar são somente dois deles:
  • Desmarque a caixinha onde está a opção "ocultar arquivos protegidos do sistema operacional";
  • E marque a opção "Mostrar arquivos e pastas ocultos".
Vai ficar mais ou menos assim:


Agora, se tudo deu certo, você vai encotrar o arquivo boot.ini dentro de C:\. Talvez seja necessário reiniciar o Windows primeiro...


Abra o arquivo com o bloco de notas, e ele deve se parecer mais ou menos com isso:


Note que o que vamos alterar é somente a última linha. Onde está escrito "...noexecute=optin/fastdetect", vamos substituir por "...noexecute=alwaysoff"


Agora salve o arquivo e reinicie o computador. Provavelmente estará livre desse probleminha, digo provavelmente porque Windows é Windows... hehe!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

não seria noexecute=alwaysoff /fastdetect?
facndo dessa forma:
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=alwaysoff /fastdetect /usepmtimer (acrescnetando o "usepmtimer"para melhor otimização!

Wagner Luis Pereira disse...

Vlw pelo tutor, nunca tinha tido pacienia pra pesquiar como desativaiss, apesar dejá ter "brincado" com boot.ini (tirar inormaçõs de inicializaçõ que não existiam mais rsrsrs) não fazia idéia que era la que desativava isso...

Elemar disse...

Muito obrigado pela dica. Esse post me ajudou e muito.

Unknown disse...

Valeu pela informação, essa dicas me salvou...

Anônimo disse...

Eu não estou achando o boot.ini,mesmo depois de colocar para aparecer arquivos ocultos.

dalmessa disse...

Olha meu amigo, quero agradecer pela dica, tava me estressando com essa janelinha, e travava tudo. Agora ficou show.... obrigado pela dica.

Anônimo disse...

AEEE! Que beleza agora funcionou...

carlosan878 disse...

No meu Windows não deu certo,porém,encontrei um modo mais fácil.
Vá em INICIAR,e em EXECUTAR,digite gpedite.msc,i´ra abrir a janela diretivas de grupo.Vá em configuração do computador /Sistema/Proteção de arquivo do windows,em Limitar tamanho de cache da proteção de arquivo do windows dê um duplo clique e em ativado,abaixo,você verá o tamanho do cahe (em MB),digite zero e clique dê OK.
Pronto!! Problema resolvido! Pelo menos aqui na minha máquina. Parece complicado,mas garanto que é simples,tente e depois postem para avaliação dos outros que estejam procurando uma solução .Abraços a todos , carlosan878@gmail.com, ou hotmail.com.

deck disse...

a dica me foi muito util! eu trabalho com contabilidade e ultilizamos uma ferramenta da caixa pra fazer conexão segura e estava sendo bloqueado por esse arquivo, fiz como instruiu e funcionol certinho, valeu brother.

Mimi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Compartilhar disse...

Cara quando eu altero a linha como sugerido por você, na hora de salvar ele diz que não pode salvar
diz que não é um caminho inválido !
o que faço?

Compartilhar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anDycavaco disse...

Eu tentei alterar o arquivo boot.ini mas não funcionou no meu PC.

A forma que encontrei de resolver esse problema foi criando um ponto de restauração do sistema. eu criei um ponto de restauração com uma semana de antecedência.

o meu pc entendeu como se as configurações do PC tivessem voltados às mesmas daquela data. ai eu resolvi esse problema.

Anônimo disse...

Olá, venho por este meio agradecer esta preciosa ajuda que me ajudou e muito, a resolver aquela "melga" que não me largava. Mas para o fazer, tive que rodiar o sistema, ou seja: Como não conseguia encontrar o arquivo Boot.ini, pennsei um pouco e descortinei que se é "ini", quer dizer que é um arquivo de arranque. Então fiz o seguinte: O meu computador, propriedades, avançadas, arranque e recuperação, defenições, editar, e pronto é só mudar a chave para "alwaysof", e o Dep fica completamente desactivado. Espero ter ajudado e boa sorte.

Branca disse...

Bem a DEP ao que parece foi desativada mais mesmo assim meu Problema ainda continua, pois os Softwares que quero e preciso Instalar e a DEP não permitia, ainda não se instalam ocorre erro no Windows Installer e a Janela de Instalação é fechada.

Esse Windows XP Pro SP3 32bits (original)testa a Paciência do cabloco.

Anônimo disse...

A dica do anônimo em 3/6/2011 foi excelente, eu não estava conseguindo salvar o arquivo, valeu, consegui desativar a DEP....

Anônimo disse...

Valeu. Quebrou um galhão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...