quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dicas para combater o spam e evitar o risco que eles representam

O spam é uma das maiores pragas da internet. Esse nome é dado às mensagens indesejadas, não solicitadas, enviadas aos endereços de e-mail ou a serviços de mensagem instantânea.É cada vez maior o número de mensagens que os internautas recebem, fazendo propagandas dos mais diversos tipos. Propostas financeiras, melhoras na vida sexual, divulgação de sites, propaganda de produtos supostamente revolucionários, ofertas tentadoras; enfim, uma série de mensagens não solicitadas pelo usuário, cujo remetente é desconhecido, invadem as caixas postais de e-mails, causando transtornos aos usuários e prejuízos aos provedores, já que quase metade das mensagens que armazenam em seus servidores são spams. Lamentavelmente, ainda não existe ferramenta eficaz contra o spam. Programas para combater o spam já foram lançados e estão em constante processo de melhoria, mas nenhum ainda conseguiu mostrar grande eficiência. Observe, a seguir, algumas recomendações dos especialistas para evitar que sua caixa postal seja inundada pelo lixo eletrônico:

  • Use a cópia oculta. Ao enviar uma mensagem para vários usuários, utilize a cópia oculta. É uma maneira de evitar que os e-mails de seus amigos e colegas fiquem circulando abertamente por aí – já que, geralmente, muitas dessas mensagens são encaminhadas. Para habilitar esse campo no Outlook Express, clique no botão “Escrever mensagem” e, na janela do próprio e-mail, no menu Exibir, selecione “Todos os cabeçalhos”.
  • Nada de correntes. Pirâmides financeiras e mesmo campanhas de solidariedade devem ser evitadas na rede. Em alguns casos, você pode tornar-se cúmplice de estelionato. Não entre em correntes da felicidade. Não estimule a ação de malandros anônimos que fazem mil ofertas tentadoras, sempre com pedido de depósito antecipado, para a compra de CDs com 500 obras literárias, cursos de oratória ou de violão, manuais de boas maneiras ou conquistas amorosas.
  • Nunca acesse o site dos anúncios do spam. Caso contrário, os spammers pensarão que a propaganda está dando certo e enviarão cada vez mais mensagens. Ao receber “propostas imperdíveis” ou um e-mail de “um amigo que você não conhece”, ignore. Essas propostas têm outros fins. Além do mais, ninguém escolherá justamente você para deixar rico sem nenhuma razão. Portanto, desconfie sempre.

  • Não responda ao spam. Jamais, de maneira alguma, responda às mensagens de spam. A grande maioria dos spams vem um com um texto dizendo algo como “clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens”, ou “responda a esta mensagem com o assunto Retirar para excluir seu e-mail de nosso banco de dados”. Nunca mande e-mail aos spammers, mesmo que seja para xingá-los. Muitas vezes esse artifício é utilizado para confirmar a existência de um endereço de e-mail.
  • Ao identificar uma mensagem de spam, apague-a antes de lêla e evite entrar em sites que você sabe que enviam spam para divulgar seus serviços. Se os usuários de spam perceberem que seus e-mails estão sendo ignorados, poderão sentir-se desencorajados nessa prática.
  • Não clique em nenhum link para descadastramento. Em alguns casos, basta um clique para você confirmar que o seu endereço existe.
  • Não execute aplicações, nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus do tipo trojan horse, ou cavalo-de-tróia, e outras aplicações prejudiciais que fiquem ocultas para o usuário, mas que permitam a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado. Instale uma barreira de proteção (firewall).
  • Não tema ameaças. Não leve a sério e-mails com avisos de cobranças ou advertências ameaçadoras para pagamento de débitos fictícios ou para fazer a limpeza de seu nome em órgãos de proteção ao crédito – como Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito, Receita Federal ou outros. Esses órgãos não se comunicam via e-mail com ninguém. Jamais forneça seus dados, CPF, RG, endereço e telefone, em resposta a esses malandros. É exatamente isso que eles buscam.
  • Fique atento às fraudes. Fique de olho em uma nova modalidade de spam que não pára de crescer: golpistas copiam as características de mensagens enviadas por empresas conhecidas – de bancos e lojas on-line, a Big Brother Brasil e Show do Milhão – para enganar o usuário. Em vez de tentar vender algum produto, o objetivo é fazer o internauta baixar um programa malicioso ou enviar seus dados por meio de formulários.
  • Preserve seu endereço eletrônico. Não forneça o seu endereço de correio eletrônico em salas de batepapo (chat), programas de mensagens instantâneas, fóruns e grupos de discussão. As salas de bate-papo são as principais fontes de captura de endereços de e-mail que os spammers usam. A sofisticação nesse caso é tanta que programas são usados em chats unicamente para esse fim; portanto, evite divulgar seu e-mail em chats.
  • Escreva por extenso. Se for necessário informar seu endereço eletrônico, substitua o símbolo @ por uma palavra. Por exemplo: usuarioarrobaprovedorpontocompontobr. Essa dica também é válida se você precisar divulgar seu e-mail em um site ou em listas de discussão. Ao escrever tudo por extenso, você dificulta a ação dos robôs que varrem a web em busca de endereços de e-mails.
  • Em salas de bate-papo também não coloque informações como endereço, telefone, nome completo, lugar onde trabalha ou estuda, bairro onde mora etc.
  • Alguns internautas mal-intencionados vigiam o que os outros conversam em salas de bate-papo, só para coletar o maior número de informações sobre a vítima e depois utilizá-las para aplicação dos golpes.
  • Evite informações pessoais. Em mensagens automáticas ou mesmo em sua assinatura eletrônica, evite passar muitos detalhes sobre você. Isso pode ser usado por spammers para quali- ficar você a receber determinado tipo de spam. Por exemplo, se você trabalha com informática, essas informações seriam usadas para enviar-lhe ofertas de computadores à venda. Por isso, se houver necessidade de divulgar suas informações, faça somente em seu e-mail mais importante. Evite divulgar tais dados em listas de discussão ou fóruns.
  • Cuidado com sites desconhecidos. Não cadastre seu e-mail em sites cuja confiança é duvidosa. Muitos oferecem prêmios fabulosos para atrair internautas aos montes e capturar e-mails. Mesmo em sites grandes, verifique a política de privacidade para estar certo de que seu e-mail não será divulgado a empresas\ parceiras do site. Ao entrar em sites pornográficos, tome mais cuidado ainda. Muitos oferecem fotos por e-mail gratuitamente. Você pode até receber as fotos, mas também receberá um monte de mensagens de spam.
  • Esconda seu endereço no site ou blog. Se você tem um site ou blog e quer divulgar o seu endereço, evite que ele se torne presa fácil para os spammers. Uma saída é exibi-lo em uma imagem. E sem link, claro.
  • Crie outro endereço. Crie uma conta de e-mail diferente da que você utiliza para fins pessoais e profissionais. Passe a utilizála para cadastramento em sites, sobretudo os de procedência duvidosa. Esta também é uma maneira de descobrir se alguma empresa está divulgando o seu endereço para terceiros.
  • Rejeite o anonimato. Não abra nenhuma mensagem suspeita, sem identidade, ou com suspeita de endereço falso e assunto malicioso. Exclua esses e-mails sem pestanejar. E o maior castigo: não compre nada de sites anônimos ou falsos.
  • Denuncie. Deve-se sempre enviar a denúncia para o provedor de origem do spam. E para isso é absolutamente imprescindível saber ler o cabeçalho da mensagem. No Brasil, é conveniente que as denúncias sejam encaminhadas com cópias para mail-abuse@nic.br e spambr@abuse.net.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...