segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como Remover ou alterar senha Windows XP, 2003 e Vista



Existem diversos tutoriais na internet ensinando como remover senhas de usuários do Windows entretanto, eu costumo utilizar uma ótima ferramenta para esta função! Para remover a senha de administrador ou usuário do Windows Vista utilizo o Hirens Boot CD.



Como o programa é todo em inglês e sem interface gráfica, resolvi ter um pouco de trabalho e mostrar passo a passo com imagens, como você deve fazer para remover ou alterar a senha de usuários administradores ou não dos sistemas Windows XP, Windows 2003, e Windows Vista. Ainda não testei no Windows Seven, entretanto, como ele é baseado no Vista, acho que tem boas chances de funcionar também.


O primeiro passo é baixar a imagen .iso do Hirens Boot CD, para quem não conhece Hirens é um CD Bootável com uma infinidade de ferramentas uteis para manutenção de micros, como particionadores de disco, recuperação de dados, antivirus, Redes, MBR etc. Você pode encontrar mais informações sobre ele aqui.

Após baixar a .iso e gravar o CD de boot, vamos começar o trabalho de remoção ou troca de uma senha esquecida no Windows.
1º Passo Insira o CD no leitor e altere a ordem de boot da máquina para iniciar primeiro pelo CD. Geralmente cada placa mãe tem um modelo de Setup, em geral é algo parecido com a imagem abaixo.

  Deixe marcado 1ª opção como CD e salve a configuração geralmente o atalho é o botão F10.

Ao iniciar o computador irá bootar pelo sistema Live do CD e apresentar a 1ª Tela de opções.

 Marque a opção 2 – Start BootCD e tecle Enter.

Será apresentado o Menu inicial do Hirens.

 Escolha a opção 9 – Next e tecle Enter.


   Escolha a opção 4 Password & Registry e tecle Enter


 Existem diversos programas para a remoção ou troca de senha, eu sempre usei a 1ª opção – 1 – Active Password Changer.



 Nesta tela você irá informar  em qual disco rígido você quer procurar o  arquivo de senha do Windows, que neste caso fica armazenado no arquivo sam, caso não saiba o HD escolha a opção 2 e o programa irá buscar todos arquivos de senhas Windows ná máquina.


No meu exemplo só tenho um HD  virtual com um Windows instalado e ele encontrou o arquivo. Digite Enter para Continuar.

 Nesta tela ele mostra todos os usuários cadastrados no sistema, escolha o Número referente ao usuário que você deseja alterar ou remover a senha e tecle Enter.


 Veja que ao escolher o usuário o programa oferece diversas opções, por padrão ele já deixa marcado para a senha nunca expirar e também Remover a senha do usuário ( Clear This User’s Password). Aperte Y para salvar, caso queira Sair sem Salvar digite ESC.


 Caso tenha dado tudo certo o programa exibe uma tarja azul no rodapé informando que a senha foi alterada com sucesso (User’s Atributes has been Succesfully Changed). Tecle enter para continuar.
Nas próximas telas digite ESC  3 vezes para sair das opções e no final ao aparecer o prompt Menu: Digite Reboot, remova o CD do Leitor e entre normalmente em seu Windows com a senha em branco.
Espero que este tutorial seja útil, qualquer dúvida entrem em contato.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...